Politica

Dilma e Aécio fazem ataques velados a Marina no horário eleitoral

Candidatos aproveitam o horário eleitoral para atacar Marina Silva devido ao posicionamento sobre o pré-sal e à inexperiência administrativa

postado em 04/09/2014 13:37

Os três candidatos com maior porcentagem de intenções de voto nas pesquisas eleitorais citaram os adversários nos programas de TV desta quinta-feira (4/9). Sem fazer ataques pessoais, os presidenciáveis mencionaram os concorrentes de forma defensiva. Dilma Rousseff (PT) fez menção indireta à Marina Silva (PSB), equanto esta preferiu falar dos ataques que tem recebido desde que subiu nas pesquisas. Marina seria vitoriosa num eventual 2; turno, segundo levantamentos do Datafolha e do Ibope divulgados ontem. Aécio Neves (PSDB) falou mais abertamente e se colocou como a melhor escolha do eleitorado para promover uma mudança no país.

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) dedicou o tempo disponível à educação. Apenas no encerramento do horário, uma das apresentadoras fez menção à candidata do PSB, Marina Silva, mas sem citar o nome da concorrente. "Dilma tem feito muito e vai fazer mais com novas propostas, garantindo que 75% ds riquezas do pré-sal para a educação. Muito diferente de certa candidata que não quer usar o pré-sal. É hora do Brasil se unir para defender o pré-sal", sugere. A propaganda eleitoral é encerrada com a frase "Ser contra o pré-sal é ser contra o futuro do brasil", referindo-se à posição de Marina de apostar em fontes de energia alternativas e tirar o foco do pré-sal.

[SAIBAMAIS]

Já o programa de Marina Silva é aberto com uma fala da candidata sobre as disputas entre os três principais nomes da corrida eleitoral. "Não vamos desperdiçar nosso tempo com ataques como fazem os adversários. Essa não pode ser uma disputa do poder pelo poder, mas um debate sobre um novo tipo de desenvolvimento e uma nova forma de fazer política", disse. Em seguida, apresentou propostas para saúde e educação. Ao tratar da saúde, Marina falou à Dilma Rousseff, também sem citar o nome da petista. "É preciso destinar recursos. Não nos intimidamos com aqueles que querem nos tirar as esperanças quando dizem: de onde vão tirar o dinheiro?", afirmou. No debate entre os presidenciáveis promovido pelo SBT na última segunda-feira, a petista questionou Marina quais seriam as fontes de recursos de onde ela conseguiria concretizar as promessas que tem feito.



Aécio Neves, candidato pelo PSDB, também deu início a sua fala com o tema da saúde. Nos poucos mais de dois minutos a que tem direito, o tucano afirmou que pretende ampliar programas já implementados durante o governo dele em Minas Gerais. De forma mais direta, o último bloco da propaganda, denominada ;Papo Reto;, Aécio fala abertamente. ;Dilma já teve sua oportunidade de mudar o Brasil e não conseguiu. Quem quer tirar o PT do poder tem a mim e Marina como opções. Eu respeito a Marina, mas é preciso ter equipe e força política para mudar o Brasil de verdade;, afirmou, se colocando como a melhor alternativa para quem rejeita mais um governo do PT. Durante o programa, Aécio e outros apresentadores afirmam que o novo jeito de governar, a nova política, expressão frequentemente usada por Marina Silva, significa pensar e planejar o país, com experiência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação