postado em 08/09/2014 20:24
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, chegou na tarde desta segunda-feira, (8/09), à capital paulista para se submeter a um cirurgia para a retirada da vesícula biliar. A operação está marcada para amanã, segundo confirmou a assessoria de sua pasta. O afastamento da ministra do exercício do cargo, para fins de tratamento de saúde, no período de 8 a 19 de setembro, foi comunicado em despacho da presidente Dilma Rousseff publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União.
Chamada tecnicamente de colecistectomia, a operação é indicada nos casos de inflação do órgão ou da presença de pedras, que deve ser o caso de Miriam, segundo especialistas. A cirurgia considerada de baixa complexidade e risco pode ser feita tanto via corte no abdômen, na forma mais convencional, quanto via laparoscopia, com apenas quatro furos, de maneira bem menos invasiva.
Nos dois casos, o paciente é sedado por anestesia geral. Na laparoscopia, orientada por vídeo, o período de internação é reduzido, bem como o tamanho da cicatriz e o desconforto pós-operatório, permitindo retorno mais rápido às suas atividades. Se ocorrer tudo como o esperado, dentro da normalidade, a ministra deve ficar internada apenas um dia, podendo voltar à ativa em uma semana. Nos primeiros dias, a paciente deve ter dieta líquida ou pastosa e ter cuidado para não se movimentar excessivamente.
Em fevereiro de 2012, a ministra passou uma noite internada no Hospital Sírio-Libanês após sofrer uma crise hipertensiva na véspera. Na época, ela vinha reclamando de problemas relacionados à pressão alta e já tinha agendado exames cardiológicos.
Leia mais notícias em Política