Politica

Estudo revela percepções de crianças brasileiras em relação à política

Dilma (98%) e Lula (79%) são os políticos mais lembrados pelos pequenos, enquanto PT e PSDB são os partidos mais recordados

postado em 17/09/2014 17:29
Dilma (98%) e Lula (79%) são os políticos mais lembrados pelos pequenos, enquanto PT e PSDB são os partidos mais recordados
;Por que nada muda nunca?;, esta é uma das perguntas que seriam feitas aos atuais candidatos à presidência do Brasil por crianças de 7 a 12 anos. A informação é do último Conicktados, painel de pesquisa online, realizado pela Viacom Brasil em parceria com o Instituto QualiBest. Foram ouvidas 120 crianças, sendo 53% meninos e 47% meninas, das classes A, B e C1, das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o estudo, os cinco políticos mais lembrados pelos pequenos foram Dilma (98%), Lula (79%), Haddad (58%), Alckmin (54%) e Marina (49%). Aécio é lembrado por 33% (principalmente entre as crianças de 11 e 12 anos).

Segundo a pesquisa, mais da metade das crianças que participaram do painel afirmou sentir-se irritada, triste, chateada, chocada, repugnada, ansiosa e indiferente quando o assunto é política. Ainda de acordo com o estudo, o tema é abordado com as crianças principalmente por meio dos pais, mas de forma indireta, quando estão conversando entre si ou comentando o tema em situações informais. Cerca de metade dos entrevistados afirma categoricamente que seus pais não conversam sobre política com eles.

Além disso, também foi identificado que cerca de dois terços das crianças acredita que um candidato, ao ser eleito, não irá cumprir o que prometeu. O estudo mostra, ainda, que a escola, de modo geral, abre pouco espaço para o tema, não proporcionando a experiência política às crianças na forma de uma simulação de votação, por exemplo, ou abordando o assunto em sala de aula. Apenas um sexto dos participantes declarou já ter participado de eleições na escola como votação para o representante da turma, simulação de eleições, etc.

[SAIBAMAIS]Entendimento político
A maioria das crianças associa política à ideia de Estado, ao ato de governar, administrar o poder e o país e muitas confundem política com eleições: um modo de votar, dar opinião e eleger. As crianças foram unânimes em afirmar que a política serve para criar ;regras, organizar, delimitar, não ter bagunça;. Saúde Pública, Educação e Segurança são os temas que as crianças consideram mais importantes para a população.

O estudo apontou que 86% dos entrevistados sabem qual é o regime de governo do país, 87% entendem que o voto é secreto, 98% sabem que Dilma é a presidente e 67% sabem que o Brasil já passou pela Ditadura, compreendida como algo ruim e opressivo: para 20%, ditadura é ;quando o povo não tem liberdade/ não pode fazer nada / tem que obedecer;, para 19% ;o povo não pode falar/ dar opinião;, e para 16% ;temos que fazer o que mandam/ como os governantes querem/ ele ditam as regras;.

Leia mais notícias em Política

Eleições
O PT e o PSDB foram os partidos mais lembrados, com 87% e 68% respectivamente, seguidos por PMDB (62%) e PDT (51%). As crianças também disseram ser contra o voto obrigatório (64%), não acham que influenciam no voto de seus pais (59%), mas acreditam que as próximas eleições irão mudar algo em suas vidas (56%). Poucos participantes da pesquisa afirmaram assistir ao horário eleitoral, preferindo dedicar o tempo a outras atividades.

Envolvimento
Quando questionadas se gostariam de participar de uma cena política, 60% afirmaram que sim, que gostariam de dar sua opinião, bem como gostariam de ouvir e aprender, enquanto 40% disseram que ainda são muito novas ou que não tem opinião para contribuir. Mas se pudessem entrevistar um político, as perguntas seriam: ;Por que existe tanta pobreza no país e tantas pessoas sem moradia?;, ;Por que você não melhora o país?;, ;Por que você fala que vai fazer e não faz nada?;, e ;Por que nada muda nunca?;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação