Jornal Correio Braziliense

Politica

Erro em pesquisa do IBGE expõe governo e dá munição à oposição

Na reta final da campanha, o governo corrige os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e é novamente criticado pelos adversários. Para tucanos e socialistas, o equívoco coloca em xeque a credibilidade dos órgãos de pesquisa do país



Segundo Aécio, os dados equivocados são decorrentes da pressão feita sobre os pesquisadores e demais profissionais de institutos como o IBGE e o Ipea, aliado ao sucateamento desses órgãos, que acabam colocando em dúvida os dados apresentados, inclusive, e sobretudo, os positivos. ;Os erros não são pequenos. É o governo do PT acabando com a credibilidade de nossas mais sérias e conceituadas instituições;, resumiu o tucano.

Para o coordenador financeiro da campanha presidencial de Marina Silva (PSB), deputado Márcio França, são tantas idas e vindas nos números divulgados oficialmente que fica difícil saber ;qual é o governo verdadeiro e qual é o falso;. França afirma que essas revisões trazem insegurança a outros dados, como índices de inflação e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). ;Passa a impressão de que todas ações do governo terão de passar pelo crivo do João Santana (marqueteiro da campanha de Dilma Rousseff);, lamentou o deputado socialista.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.