Politica

Parlamentares apresentam moção de apoio a juiz da Operação Lava-Jato

Parlamentares destacam o papel do juiz responsável pela Operação Lava-Jato para desbaratar esquema de doleiro

postado em 15/10/2014 06:11
Gustavo Lima/Câmara dos Deputados - 13/5/14

Líderes de três partidos de oposição apresentaram ontem, na Câmara dos Deputados, uma moção de apoio à atuação do juiz federal Sérgio Moro e à Justiça Federal. O magistrado, da 13; Vara Federal Criminal de Curitiba, é o responsável pelo julgamento de parte das ações penais decorrentes da Operação Lava-Jato, deflagrada em março pela Polícia Federal. Moro tem sido alvo de críticas de petistas e da presidente Dilma Rousseff, candidata do partido à Presidência, desde a divulgação dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, na semana passada. Segundo o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), o juiz ;tem procurado única e exclusivamente promover a Justiça no Brasil e punir os culpados envolvidos nesse grande emaranhado de corrupção;.

;O Partido dos Trabalhadores e o governo federal condenaram publicamente a divulgação dos depoimentos de Paulo Roberto Costa e de Alberto Youssef, realizados em uma das ações judiciais da Operação Lava-Jato, em uma vã tentativa de desacreditar a imparcial condução dos trabalhos instrutórios realizados na 13; Vara Federal Criminal do Paraná pelo magistrado Sérgio Moro;, diz o trecho inicial da moção.



O texto lembra ainda que, de acordo com o Código Penal e a Constituição, o desenrolar dos processos judiciais deve ser feito de forma pública. ;A publicidade dos atos processuais garante à sociedade a possibilidade de acompanhamento e de fiscalização da atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público Federal;, diz a moção.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação