Politica

Dilma Rousseff será reconduzida à Presidência com uma lista de obstáculos

A lista inclui mau relacionamento com a base aliada e com movimentos sociais, além da economia estagnada

Paulo de Tarso Lyra
postado em 02/11/2014 08:02
A lista inclui mau relacionamento com a base aliada e com movimentos sociais, além da economia estagnadaAliviada após vencer por uma diferença de pouco mais de 3,45 milhões de votos em relação ao candidato do PSDB, Aécio Neves, a presidente Dilma Rousseff prometeu paz, amor e diálogo nos próximos quatro anos de mandato. A julgar pela pilha de problemas e obstáculos que terá pela frente, no entanto, a presidente reeleita precisará de paciência e sangue frio para conduzir o país. E, com base na postura centralizadora do primeiro período de governo, ela terá que mudar o estilo pessoal de governar para vencer as batalhas que a aguardam.

;Ela aprendeu com tudo o que passou. Quero dizer, é o que eu, o PT, os aliados, os economistas esperam que tenha acontecido. Senão, Dilma será engolida nestes quatro anos;, confidenciou um petista com bom trânsito nos corredores palacianos. ;Dilma tem um personalidade muito forte. Acho difícil que ela consiga mudar tanto assim;, questionou o coordenador de Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais do Ibmec-RJ, José Niemeyer.


Os questionamentos se multiplicam. E começam pela própria relação que a presidente manterá com o PT e com o ex-presidente Lula. Padrinho e afilhada, criador e criatura que se aproximaram, se complementaram e se estranharam ao longo do primeiro mandato, ambos conseguiram administrar as pressões do PT pelo ;volta Lula;. Petistas históricos ficaram amuados, mas a gerentona bateu o pé e garantiu o direito à reeleição. Lula sempre defendeu, em público, esse direito da pupila.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação