A candidata derrotada à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, publicou, nesta quinta-feira (6/11), um artigo na internet intitulado "quando a realidade desmonta o marketing" no qual diz que dados sobre economia, inclusive os sobre a miséria, foram omitidos pela campanha da presidente Dilma Rousseff. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que a proporação de pessoas extremamente pobres no país subiu de 3,6% em 2012 para 4% em 2013.
[SAIBAMAIS] No texto, Marina afirma que na semana seguinte à reeleição Dilma autorizou de forma "discreta" medidas como reajueste de preços que ora "negava" ou "condenava" durante a campanha e que o Ipea adiou o anúncio dos dados sobre pobreza para "não oferecer constrangimento" à petista. "Agora, a realidade se mostra na exposição de dados oficiais omitidos, deliberadamente, por representantes do próprio governo durante a campanha presidencial", diz.
Marina ainda afirma que analistas e técnicos analisam que a inflação traz efeitos nocivos sobre as camadas mais "desprotegidas" da sociedade. E que Dilma havia negado que o aumento do preço prejudicaria a conquista dos mais pobres.
"A tática de esconder maus resultados também foi seguida pela Receita Federal que, na véspera do segundo turno, determinou que as estatísticas sobre a arrecadação em setembro não poderiam ser expostas ao público antes da contagem dos votos. No último dia 29, a expectativa dos especialistas sobre a redução das receitas tributárias se confirmou", diz. Marina cita ainda o atraso na divulgação dos dados do Ideb, sobre educação.
"Passadas as eleições, diminui o tempo da propaganda eleitoral e aumenta a dose de realidade, que, por mais dura que seja, é melhor do que o mundo colorido do marketing que a subtraiu do debate eleitoral", conclui.