postado em 09/11/2014 19:12
O departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal contra a Petrobras para apurar envolvimento da estatal e de seus funcionários em um suposto esquema de pagamento de propinas, de acordo com matéria publicada neste domingo pelo Financial Times em sua página na internet.[SAIBAMAIS]Com a investigação, o Departamento de Justiça busca descobrir se a Foreign Corrupt Practices Act, que proíbe o pagamento de propina a estrangeiros para obter possíveis vantagens em negócios, foi violada. A investigação ocorre de forma paralela àquela conduzida pela Securities and Exchange Commission (SEC) - que regula o mercado de capitais americano. A estatal tem recibos de ações, chamados ADRs, negociados na Bolsa de Valores de Nova York.
Em relatório enviado a seus clientes, a consultoria Arko informou que a SEC está investigando se as denúncias de desvio de dinheiro da Petrobras infrigiram a lei anticorrupção americana, atingindo acionistas da empresa com ações em Nova York. Ainda segundo o relatório, empresas que prestam serviços à estatal podem ser chamadas para dar esclarecimentos às autoridades americanas.
A reportagem do Financial Times lembra ainda que a Petrobras é alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público no Brasil e destaca que muitos dos problemas apontados na empresa teriam ocorrido quando a presidente Dilma estava à frente do conselho de administração da estatal.