Politica

Consórcio pedirá revisão de proposta da ANA para reduzir captação de água

A depender da situação, poderá haver suspensão da captação das 18 horas às 23 horas para abastecimento público

postado em 12/11/2014 22:58
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) pedirá a Agência Nacional de Águas (ANA) a revisão do plano que prevê redução ou até mesmo a suspensão da captação de água nos mananciais da região. O plano será apresentado no próximo dia 18. Para o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o que o plano propõe já está sendo feito.

;Não precisa aplicar medida nenhuma porque esse tipo de redução já está ocorrendo. Os municípios estão no seu limite, os serviços de água estão no seu limite. Não tem mais o que fazer. Essa medida seria viável se tivesse ocorrido as chuvas. A disponibilidade hídrica atual já está forçando a uma redução muito superior à proposta pela ANA;, disse.



As novas regras propostas pela ANA estão atreladas à situação do Cantareira. Elas passarão a valer quando as represas do sistema estiverem com volume útil abaixo de 5%. A depender da situação, poderá haver suspensão da captação das 18 horas às 23 horas para abastecimento público. Poderá ocorrer ainda suspensão da captação das 7h às 13h para uso industrial e das 12h às 18h para irrigação.

As bacias do Consórcio PCJ abrangem uma área onde vivem cerca de 5 milhões de pessoas. Nela estão municípios como de Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Limeira e Bragança Paulista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação