Politica

Cardozo acusa oposição de criar terceiro turno eleitoral com a Lava-Jato

Em entrevista coletiva, o ministro da Justiça negou que a operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal tenha criado uma crise no governo.

postado em 15/11/2014 12:21

O ministro da Justiça José Eduardo Cardozo acusou, na manhã deste sábado (15/11), a oposição de tentar transformar a sétima fase da Operação Lava-Jato em um terceiro turno eleitoral. Em entrevista coletiva, em São Paulo, o auxiliar da presidente Dilma Rousseff disse que a Polícia Federal terá autonomia para continuar as investigações e não seguirá ;colorações partidárias;. Entre os presos ontem, está o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, indicado para o cargo pelo PT. Cardozo negou que as apurações da Lava-Jato tenham criado uma crise no governo. Segundo ele, a Dilma, que participa da reunião do G-20 na Austrália, soube da operação ontem e a apoiou. Ainda segundo Cardozo, as investigações da Lava-Jato ;vão continuar doa a quem doer;, sendo o político do governo ou da oposição.

[SAIBAMAIS] De acordo com as investigações, Duque era o interlocutor na Petrobras entre o PT e empreiteiras em um esquema de pagamento de propina em troca de contratos milionários. Políticos do partido e de outras legendas da base aliada (PMDB e PP) foram citados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso em fase anterior da Lava-Jato, como beneficiários do esquema. As investigações sobre políticos envolvidos aguardam autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki para serem iniciadas.

"Eu repilo veementemente a tentativa (da oposição) de se politizar essa investigação (da Operação Lava-Jato). (Tentativa) de tentar carimbar forças políticas ;a, b ou c; para que se possa ter um prolongamento do palanque eleitoral", disse Cardozo. O ministro se referiu a entrevistas dadas ontem pelo senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Derrotado na eleição presidencial de 2014, Aécio disse que . Já FHC afirmou ;ter vergonha do que acontece no Brasil;.

;Acho que quaisquer dos nomes citados têm de ser investigador. Se tem ou não proximidade com o PT, se foi ;a;, ;b; ou ;c; o indicado, se a pessoa pertence a um partido e recebeu recursos para parar uma CPI. Isso tudo tem que ser investigado. Não posso tecer juízo de valor. O governo está absolutamente tranquilo. Especulações de que isso gera uma crise. Não há crise nenhuma. Nós temos a consciência tranquila de que estamos cumprindo nosso dever. O dever é apurar. O dever é punir. Não tentamos esconder em nenhum momento sujeira para baixo do tapete;, disse Cardozo.

Além de Duque, a Operação Lava-Jato levou à cadeia ontem 16 executivos das maiores empreiteiras do país, responsáveis por R$ 98,7 milhões em doações na campanha eleitoral de 2014. Também foi preso Jayme Oliveira Filho, que seria ligado ao doleiro Alberto Youssef. A Polícia Federal cumpriu ainda 49 mandados de busca e apreensão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação