Politica

CGU abre processos administrativos contra gerentes da Petrobras

postado em 02/12/2014 14:28

O ministro chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, determinou a abertura de sete processos administrativos punitivos contra empregados, gerentes e ex-gerentes da Petrobras. A decisão foi publicada, nesta terça-feira (2/12), no Diário Oficial da União. A Corregedoria da CGU instaurou ainda duas sindicâncias patrimoniais ; processo que apura suspeita de variação de patrimônio incompatível com a renda conhecida do empregado. Entre os investigados estão cinco gerentes e dois ex-gerentes da estatal.

[SAIBAMAIS] De acordo com a CGU, "a instauração desses processos é resultado da sindicância investigativa instaurada, no primeiro semestre, com foco nas relações entre a Petrobras e a empresa holandesa SBM Offshore". O objetivo era apurar as denúncias de que funcionários da petrolífera receberam propina a agentes públicos da empresa estrangeira.

"As punições que poderão ser aplicadas caso os envolvidos venham a ser considerados culpados vão até a demissão. E, para os que já deixaram o cargo, poderá haver a conversão em destituição ou demissão por justa causa, com eventual proibição de retorno a empregos públicos", diz nota da CGU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação