Belo Horizonte - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, anunciou na quinta-feira (11/12), na capital mineira, que a oposição já começou a reunir assinaturas para a abertura de uma nova Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso Petrobras, em fevereiro do ano que vem, logo após a posse dos deputados da nova legislatura.
[SAIBAMAIS];Com uma ação tão criminosa como esta, o Congresso não pode privar-se de estar ali, com os instrumentos e prerrogativas que tem, e avançar nessas investigações. Até porque, pelo que parece, isso vai envolver também parlamentares;, disse, sem citar nomes.
A oposição aposta que a deflagração da nova fase da Operação Lava-Jato, com a prisão de executivos das principais empreiteiras do país, renderá uma onda de delações premiadas, aumentando a tensão no Congresso e enfraquecendo em seu início o segundo mandato do governo Dilma Rousseff (PT).
;O Congresso não deve continuar fora das investigações. Estamos defendendo isso já, colhendo assinaturas, para que no início de fevereiro, na instalação da nova sessão legislativa, nós possamos ter uma outra CPMI. Estamos contando com a opinião pública, para que não repita o desfecho vexatório que essa proporcionou ao Brasil;, declarou Aécio.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .