Politica

Sem-terra desocupam sede da Confederação Nacional da Agricultura

Grupo protestou contra a indicação da presidente da entidade, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), para o ministério da Agricultura

postado em 15/12/2014 17:52
Chegou ao fim por volta das 17h desta segunda-feira (15/12) a manifestação de cerca de 70 sem-terra contra a nomeaçao da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o ministério da Agricultura. O grupo estava desde o fim da manhã na sede da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. Lideranças do Movimento Brasileiro dos Sem Terra (MBST) e da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade (FNL), responsáveis pelo protesto, só deixaram o local após a confirmação de que seriam recebidos por um representante do governo federal.

A principal reivindicação dos movimentos é uma agenda com a presidente Dilma Rousseff, para cobrar pessoalmente a intensificação de políticas de reforma agrária - além de demonstrar o repúdio ao nome escolhido para a Agricultura. ;Quem manda é a presidente, cansamos de conversa com quem não resolve;, se queixa Antônio Carlos dos Santos, dirigente da FNL. ;A Kátia no ministéiro é um retrocesso. Não aceitamos a nomeação e também vamos pedir à presidente que a reforma agrária realmente aconteça;, explicou, na esperança de um encontro com a petista.

Invasão

no momento da invasão, por volta das 11h20. No restante da ocupação, o clima foi pacífico. Uma comitiva dos sem-terra chegou a ser recebida por representantes da CNA, da qual Abreu é presidente, e do Serviço nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O grupo reivindicou assistência técnica para a agricultura familiar e para os assentamentos da reforma agrária, além de uma ;forcinha; para conseguir uma agenda com Dilma Rousseff.

Momentos finais do protesto na CNA

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação