Politica

Chinaglia, Cunha e Delgado anunciam blocos para a disputa da Presidência

Os três candidatos enfatizaram a defesa da independência do parlamento. Cunha teria a maior base de apoio, com Chinaglia e Delgado praticamente empatados

postado em 17/12/2014 14:39
O PSDB anunciou no começo da noite desta quarta-feira (17/12) o apoio à candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) à Presidência da Câmara. Os tucanos se manterão na próxima legislatura como a 3; maior força da Casa, com 54 deputados eleitos. Além dos tucanos, Delgado é apoiado também pelo PPS e do PV, além do próprio partido, o PSB.

[SAIBAMAIS]Juntos, os quatro partidos terão 106 deputados na próxima legislatura. Ao longo do dia, os deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) também anunciaram o apoio de blocos partidários às candidaturas. Somando as bancadas desses partidos para a próxima legislatura, Cunha teria o apoio de 161 deputados, e Chinaglia, de 109.

;Entrar na campanha para falar a mesmice que os candidatos falam, de que vão construir o ;Anexo V;, e essas coisas, é redundante. O que é importante é dar a independência e a estatura do Poder Legislativo, nesse reencontro com a sociedade. A sociedade tem que participar. Ela já fez isso ao dar a renovação de 40% do Congresso;, disse Delgado. Ontem, o PSB, o PPS, o PV e o Solidariedade haviam anunciado um bloco parlamentar para a próxima legislatura, sem relação com a eleição.

Eduardo Cunha oficializou os apoios do DEM, do PRB e do PTB, e já tinha obtido o compromisso do PSC e do Solidariedade. Chinaglia, por sua vez, formalizou a candidatura em ato no Salão Verde, anunciando os apoios do PROS, do PCdoB e do PDT.

No caso de Chinaglia, pesam dúvidas em relação ao PDT. Apesar do anúncio formal do apoio ao partido, o ato de lançamento da candidatura ocorreu sem que o líder Félix Mendonça Júnior (BA) estivesse presente. Segundo interlocutores, há apenas ;um indicativo; de apoio a Chinaglia no PDT, mas ainda não uma definição oficial.



Apesar do anúncio dos blocos, já era possível visualizar possíveis ;traições; de deputados aos acordos costurados por seus líderes. No lançamento da candidatura de Chinaglia, por exemplo, era possível ver deputados do PSC e de partidos que apoiam formalmente os outros dois candidatos. O mesmo ocorreu durante o ato de lançamento da candidatura de Cunha, no começo do mês. ;A bancada do PSC tem 13 deputados. Oito estão com ele (Eduardo Cunha).

Os outros cinco, não. Eu voto em Chinaglia abertamente, e vou trabalhar para reverter o quadro;, expôs o deputado do Sílvio Costa (PSC-PE) que participava do lançamento da candidatura do petista. ;Tirando o PCdoB, que está disciplinado em torno de Chinaglia, todos os outros estão rachados;, diz Costa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação