Jornal Correio Braziliense

Politica

Taques assume governo do Mato Grosso falando em nova política de tributação

"Todos terão que contribuir com esse momento. Vamos respeitar a independência dos poderes, convidando-os sempre para ouvirmos juntos e atentos as vozes da sociedade"

Eleito no primeiro turno com mais de 833 mil votos ; 57% dos votos válidos ;, o governador Pedro Taques assumiu hoje (1;) o cargo de governador do Mato Grosso, substituindo Silval Barbosa. O novo vice-governador, Carlos Fávaro, também foi empossado esta manhã.



Nascido em Cuiabá (MT), Taques tem 46 anos. Formado em Direito, foi procurador da República por 15 anos, período em que, entre outras ações, propôs a ação civil que, em 2002, resultou na chamada Operação Arca de Noé, na qual foi preso o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, acusado de comandar o crime organizado no estado.

Em 2010, Taques pediu exoneração do cargo no Ministério Público Federal para se candidatar ao Senado e foi eleito com 708.440 votos. Este ano, Taques, que é filiado ao PDT, se elegeu governador com um amplo arco de aliança partidária, recebendo o apoio do PP, DEM, PSDB, PSB, PPS, PV, PTB, PSDC, PSC, PRP, PSL e PRB.