Politica

Taques assume governo do Mato Grosso falando em nova política de tributação

"Todos terão que contribuir com esse momento. Vamos respeitar a independência dos poderes, convidando-os sempre para ouvirmos juntos e atentos as vozes da sociedade"

postado em 01/01/2015 12:13
Eleito no primeiro turno com mais de 833 mil votos ; 57% dos votos válidos ;, o governador Pedro Taques assumiu hoje (1;) o cargo de governador do Mato Grosso, substituindo Silval Barbosa. O novo vice-governador, Carlos Fávaro, também foi empossado esta manhã.

Pedro Taques assume governo do Mato Grosso com a promessa de

Durante a cerimônia na Assembleia Legislativa, em Cuiabá, Taques prometeu trabalhar para mudar a ;sequiosa [árida] realidade; matogrossense. Além de antecipar que planeja desenvolver novas políticas tributárias e de fomento econômico às atividades produtivas, o novo governador destacou a importância de uma relação harmoniosa entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

;Todos terão que contribuir com esse momento. Vamos respeitar a independência dos poderes, convidando-os sempre para ouvirmos juntos e atentos as vozes da sociedade. Esse diálogo será um marco em nossa gestão;, discursou Taques que, durante a transição de governo, afirmou à imprensa que o estado tem um déficit orçamentário de R$ 1,7 bilhão o que compromete o pagamento de despesas e futuros investimentos.

[SAIBAMAIS]

;Esse mesmo diálogo buscaremos com o governo federal. Reivindicaremos tudo o que Mato Grosso precisa do governo federal;, acrescentou o novo governador. Taques explicou que seu plano de governo está embasado em cinco eixos estruturantes.

;O cidadão necessita de um conjunto de serviços públicos que atendam às necessidades mais fundamentais como a saúde, a segurança pública, as políticas sociais e [as políticas] de proteção aos menos favorecidos;, comentou Taques, assegurando que protegerá o meio ambiente e a qualidade de vida da população com políticas integradas de habitação, regularização fundiária e urbanística, mobilidade, acessibilidade e proteção ambiental. Todas as propostas, destacou, contarão com a participação da sociedade.

;Construiremos o modelo de gestão participativa que almejamos. Para isso, vamos ampliar nossos canais de comunicação com a sociedade usando a internet, mídias sociais, mídias de massa, audiências públicas e reuniões comunitárias. Descobriremos novos caminhos para solucionar os problemas que nos afligem e, juntos, fiscalizaremos cada centavo aplicado;, acrescentou o governador.



Nascido em Cuiabá (MT), Taques tem 46 anos. Formado em Direito, foi procurador da República por 15 anos, período em que, entre outras ações, propôs a ação civil que, em 2002, resultou na chamada Operação Arca de Noé, na qual foi preso o bicheiro João Arcanjo Ribeiro, acusado de comandar o crime organizado no estado.

Em 2010, Taques pediu exoneração do cargo no Ministério Público Federal para se candidatar ao Senado e foi eleito com 708.440 votos. Este ano, Taques, que é filiado ao PDT, se elegeu governador com um amplo arco de aliança partidária, recebendo o apoio do PP, DEM, PSDB, PSB, PPS, PV, PTB, PSDC, PSC, PRP, PSL e PRB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação