Politica

Eduardo Braga, de Minas e Energia, evita falar em reajustes na conta de luz

O futuro ministro afirmou que não poderia antecipar a informação

Naira Trindade
postado em 01/01/2015 15:43
Indicado para assumir o Ministério de Minas e Energia, Eduardo Baga, falou dos desafios de fazer com que soluções energéticas ;sejam implementadas da melhor forma possível; na pasta que vai assumir a partir de sexta-feira (2/1). ;Um dos desafios é que possamos garantir um sistema elétrico robusto, confiável e, ao mesmo tempo, econômico. Nos temos dados provas de que o nosso sistema tem sido bastante robusto, mesmo em grandes estiagens, estamos conseguindo fornecer o sistema de energia elétrica;, afirmou.

O ministro demonstrou preocupação com os custos do sistema elétrico brasileiro. ;Não podemos dizer que ele é o mais barato. Ele é o mais seguro, mas não é o mais barato. Nós queremos, portanto, equilibrar isso, fazer para que possamos ter geração de energia que seja renovável, que seja mais barata, que o custo médio seja menor. Queremos debater com o setor do meio ambiente um antigo método do reservatório que nos dava um pulmão de reserva hídrica para poder fazer o enfrentamento nas horas de estiagem;, disse.

O ex-líder do governo no Senado evitou, porém, confirmar se haverá reajuste nas contas este ano. ;Não podemos antecipar. Nós temos neste momento um novo regime de tarifas, que é com bandeiras, que é um regime criativo, importante e o consumidor saberá que tipo de matriz energética ele está utilizando e quanto ele terá de pagar;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação