Politica

Presidente do Uruguai, Mujica fala em união da América Latina

Ao cumprimentar Dilma, ele quebrou protocolo e deu um abraço na presidente

postado em 01/01/2015 17:33

Pouco antes de deixar o Congresso Nacional em direção ao Palácio do Planalto, onde cumprimentou a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, disse que o Brasil deve caminhar junto com os países da América Latina e reconheceu a importância do país na região.

Presidente do Uruguai, José Mujica é assediado em posse de Dilma e fala em união

"O Brasil é o maior país e o mais gravitante da América Latina, seu destino importa a todos. Assim, o Brasil tem que buscar que o apoiem e o rodeiem, porque ele é grande para nós. No entanto, é pequeno para o mundo", avaliou Mujica.

O presidente uruguaio convocou seus pares da América da Latina a pensarem juntos no futuro de suas nações. "Temos que andar o mais juntos que pudermos. Estávamos há muito tempo olhando para o globo e, agora, a história está mudando", disse.

Ele reconheceu, entretanto, que embora os países estejam mais integrados, ainda há desafios para impulsionar o Mercosul e a região, principalmente, no campo econômico. "As dificuldades vão se vencendo uma a uma. O impossível dura um pouco mais", disse.

Mais cedo, Mujica foi assediado por parlamentares no Plenário da Câmara, que pediram para tirar fotos com ele. Após o discurso de Dilma à nação, no Planalto, ele cumprimentou a presidente Dilma, ritual seguido pelas autoridades estrangeiras. Conhecido pelo jeito simples, Mujica trocou algumas palavras, sorrisos e até abraçou a presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação