Daniela Garcia
postado em 02/01/2015 12:21
O ex-governador do Ceará Cid Gomes (Pros) assumiu no fim da manhça desta sexta-feira (2/1) como ministro da Educação. Pela primeira vez em 12 anos de governo do PT, a pasta não será comandada por um petista. Cid disse que "a educação será prioridade das prioridades", repetindo o discurso feito pela presidente Dilma Rousseff durante o discurso da posse do segundo mandato, no dia 1; de janeiro.[SAIBAMAIS] Segundo Cid Gomes, o novo desafio do governo federal é fazer a "inclusão pelo saber". "No Brasil, nos últimos 12 anos, teve grande êxito com as políticas sociais e de combate à fome. Chegou a vez da educação", disse Cid na cerimônia de transmissão do cargo no Ministério da Educação.
Henrique Paim, de perfil técnico, deixa o cargo após 11 anos trabalhando em diferentes estruturas do MEC, tendo sido secretário-executivo da pasta e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Propostas
O novo ministro promete reformar o currículo do ensino médio. Segundo Gomes, essa será outra prioridade do mandato. "Essa fase escolar é um desafio especial", pontuou. Os índices educacionais mostram a dificuldade de manter os alunos nas séries do ensino médio, onde as taxas de evasão são elevadas.
Ainda primeira fala como titular da pasta, Gomes também anunciou a intenção de ampliar o número de escolas em tempo integral no Brasil. Ele também fez uma menção especial aos mestres. "Gostaria de me dirigir a todos os professores brasileiros, porque sou filho e irmão de professor, também já fui professor, e me ensinaram a importância de valorizar a carreira", explicou.
O ex-governador do Ceará e ex-prefeito de Fortaleza, Gomes ressaltou que assumir o ministério é "sem dúvida, um dos maiores desafios" que assimiu em toda a vida pública.