Jornal Correio Braziliense

Politica

Ex-diretor da Petrobras é preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro

Acusado de envolvimento em crimes investigados na Operação Lava-Jato, Nestor Cerveró foi detido no momento em que desembarcava em aeroporto

A Polícia Federal prendeu o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, por volta da 0h30 desta quarta-feira (14/1). Cerveró foi detido ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, vindo de Londres, na Inglaterra. Ele é acusado de envolvimento nos crimes investigados na Operação Lava-Jato. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), foi cumprido um mandado de prisão preventiva, já que "há indícios de que o ex-diretor continua a praticar crimes e se ocultará da Justiça".



Durante a madrugada foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de Cerveró e de parentes. Informações obtidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) indicavam, entre outras coisas, que o executivo tentou transferir para sua filha R$ 500 mil, em uma operação em que perderia soma considerável de dinheiro, além de imóveis adquiridos com recursos de origem duvidosa e por valores abaixo dos praticados no mercado.

Na avaliação do MPF, a custódia cautelar foi necessária para ;resguardar a ordem pública e econômica e para evitar a continuidade dos crimes que vinham sendo praticados pelo ex-dirigente.

Entenda
Nestor Cerveró foi denunciado pelo MPF em dezembro, por lavagem de dinheiro e corrupção ativa, quando passou a réu no processo da Operação Lava Jato, juntamente com o doleiro Alberto Youssef, com Fernando Antonio Falcão Soares, que seria o operador do PMDB no esquema, além de empresários de várias empreiteiras que tinham contratos com a Petrobras.

Ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Cerveró foi apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, em acordo de delação premiada, como um dos principais beneficiados no esquema de propina que envolveu a compra da Refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos ; negócio que teria gerado prejuízos de US$ 792 milhões à estatal.

Com informações da Agência Brasil