Com atraso de praticamente uma hora, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), iniciou a cerimônia de posse dos 27 senadores lendo o termo de compromisso que foi em seguida reafirmado por cada congressista. Diante de um plenário cheio de familiares e convidados, os senadores fizeram o juramento de posse e depois acompanharam o Hino Nacional cantado pelo coral do Senado.
Além do ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, outra autoridades, como o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB-AM), vieram prestigiar a posse dos senadores. ;Trata-se de uma imensa honra que os eleitores de seus estados concedeu aos senhores;, disse o presidente Renan Calheiros durante o discurso de boas-vindas aos 27 senadores. O peemedebista quer o apoio dos novatos na tentativa de se manter como presidente. A cerimônia de posse foi encerrada por volta das 16h deste domingo (1/01).
O mandato de cada senador é de oito anos e a cada legislatura, a casa alterna a renovação em um terço e dois terços. Por isso, este ano, eles são 27 a tomar posse. Desse total, 22 são novatos na Casa e cinco foram reeleitos, entre eles Fernando Collor (PTB-AL). A cerimônia foi encerrada com o Hino Nacional cantado pelo coral do Senado.
Em seguida, a Casa faz a segunda reunião preparatória para escolher o presidente que comandará os 81 senadores até 2016. Renan é um dos candidatos à reeleição da presidência do Senado. Veja abaixo a lista de senadores eleitos.
Gladson Camelli (PP-AC)
Fernando Collor (PTB-AL))
Omar Aziz (PSD-AM)
Davi Acolumbre (DEM-AP)
Otto Alencar (PSD-BA)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Reguffe (PDT-DF)
Rose de Freitas (PMDB-ES)
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Roberto Rocha (PSB-MA)
Wellington Fagundes (PR-MT)
Antonio Anastasia (PSDB-MG)
Simone Tebet (PMDB-MS)
Paulo Rocha (PT-PA)
José Maranhão (PMDB-PB)
Álvaro Dias (PSDB-PR)
Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE)
Elmano Férrer (PTB-PI)
Romário (PSB-RJ)
Fátima Bezerra (PT-RN)
Leia mais notícias em Política