Jornal Correio Braziliense

Politica

Fundações partidárias viram cabides de emprego para políticos derrotados

Sem mandato, ex-deputados, ex-ministros e até um ex-candidato à vice-presidência da República foram realocados em cargos

Detentoras de um orçamento de mais de R$ 66 milhões e sem necessidade de prestar conta dos gastos dos recursos públicos, fundações partidárias viram cabides de emprego para políticos derrotados nas urnas. Sem mandato, ex-deputados, ex-ministros e até um ex-candidato à vice-presidência da República foram realocados em cargos ; muitos deles remunerados ; dentro das instituições para defender, nos próximos anos, as ideologias das siglas de que participam.



A principal cadeira do instituto, porém, deve continuar com Renato Casagrande, eleito presidente no fim do ano passado. Em 2013, a instituição contou com um orçamento de R$ 4.829.857,66. Os dados são de 2013, porque os valores de 2014 só serão repassados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril. A quantia da remuneração salarial dos cargos não foi informada pela instituição.

Na Fundação Leonel Brizola e Alberto Pasqualini, ligada ao PDT, a nova direção só deve ser definida em março, com a eleição da direção do partido. Atualmente, a fundação é presidida pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias. Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, está prevista a troca da presidência. Porém, desde que assumiu o ministério, Manoel Dias continua assinando os cheques da fundação, mesmo estando à frente da pasta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.