Politica

Morre, aos 82 anos, o ex-deputado federal Prisco Viana

O político faleceu na madrugada desta quinta-feira (26/2)

postado em 26/02/2015 12:13
Prisco Viana ao lado de José Sarney, 1983

Morreu, aos 82 anos, na madrugada desta quinta-feira (26/2), o ex-deputado Prisco Viana. Personagem importante da política nacional durante a transição da ditadura para a democracia, o político teve sete mandatos na Câmara dos Deputados, foi ministro de Estado por duas vezes.

Prisco Viana estava internado no Hospital Santa Lúcia há 11 dias, onde deu entrada com um quadro de embolia pulmonar. Devido a complicações da doença, ele não resisitiu e morreu, às 3h55, de quinta-feira (26/2). Há seis anos, o ex-deputado lutava contra o Mal de Alzheimer.

"É com muita tristeza que comunicamos a morte de Prisco Viana. Além de figura pública de grande história na política brasileira, era um ótimo pai, avô e amigo. Deixa muitas saudades em seus familiares", disse a família em comunicado.

O governador da Bahia, Rui Costa, lamentou a morte do ex-deputado federal. %u201CPrisco Viana foi um político influente, que por diversas vezes representou a Bahia no Congresso Nacional, merece todo o respeito e homenagem. Aos amigos e parentes, nossos sinceros sentimentos e que a memória deste grande homem possa superar a dor da perda%u201D, afirmou em comunicado.

O político baiano Geddel Vieira Lima lamentou a morte de Prisco Viana pelas redes sociais.



O deputado federal Arthur Maia, lìder do Solidariedade na Câmara Federal, registrou com pesar o falecimento do baiano. %u201DPrisco Viana deixou um legado de seriedade e muito trabalho. Sua lembrança remete à minha infância, na provinciana Guanambi dos anos 1970. Prisco era o grande representante, aqui em Brasília, de toda uma região que àquela época, impelida pela força da cultura do algodão no Vale do Iuiu, já delineava um futuro de desenvolvimento. Os mandatos de Prisco foram marcados por profunda atuação como articulador, líder e dirigente partidário, chegando a ser secretário-geral do antigo PDS%u201D, acrescentou.

O velório de Prisco Viana será nesta sexta-feira (27/2), a partir das 8h, na Capela 10 do Cemitério Campo da Esperança. O sepultamento está marcado para as 15h30. O ex-deputado deixa 2 filhos, 9 netos e 4 bisnetos.

Trajetória

Nascido em 1932, na cidade baiana de Caitité, Prisco Viana ficou órfão ainda cedo. Começou a carreira como jornalista, no qual trabalhou em importantes jornais do Rio de Janeiro e da Bahia. Depois de atuar como secretário de Comunicação do governo de Luís Viana Filho na Bahia, ingressou na Câmara dos Deputados em 1970.

Durante a transição da ditadura para a democracia, Prisco Viana foi um dos principais nomes da Assembleia Constituinte, sendo relator da Comissão de Organização Eleitoral, Partidária e de Garantia das Instituições e titular da Comissão de Sistematização. Durante o governo de Sarney, foi ministro da Habitação e do Bem-estar social.

O último mandato como deputado federal se encerrou em 1998. Em 2002, Prisco Viana foi candidato ao governo da Bahia, pelo PMDB, em eleição vencida por Paulo Souto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação