Politica

Dilma, Cardozo e Mercadante recebem Toffoli em reunião imprevista

O compromisso não constava na agenda da presidente divulgada na noite de ontem: foi incluído meia hora antes do horário marcado

Paulo Silva Pinto
postado em 11/03/2015 11:29
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli reuniu-se na manhã desta quarta-feira (11/3), no Palácio do Planalto, com a presidente Dilma Rousseff e com os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e da Justiça, José Eduardo Cardozo. Em uma rápida entrevista, de dois minutos, ele se recusou a comentar o pedido de mudança da primeira para a segunda turma do STF, que o faria presidir julgamentos de processos do Petrolão.

O ministro não soube explicar por que o encontro não constava na agenda da presidente divulgada ontem à noite ; só foi incluída hoje às 8h26, meia hora antes do horário marcado para a reunião. Dilma chegou ao Planalto às 9h11, o que indica que a conversa pode ter durado cerca de hora e meia. Diante da insistência com perguntas de jornalistas sobre a mudança de turmas, Toffoli demonstrou impaciência e virou as costas, interrompendo a entrevista.

Toffoli afirmou que a reunião com Dilma estava marcada há muito tempo e teve por objetivo formalizar a proposta de registro civil nacional, a ser implantada por meio do registro biométrico dos eleitores no Tribunal Superiror Eleitoral (TSE), que ele preside. Todas as mudanças de estado ou de capacidade civil seriam centralizadas no TSE, algo que, para ser implementado, ainda depende de projeto de lei.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação