Jornal Correio Braziliense

Politica

CPI da Petrobras estabelece calendário de depoimentos de investigados

João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, está entre os nomes citados na sessão de hoje

Em sessão interna nesta terça-feira (17/3), membros da CPI da Petrobras definiram o calendário de depoimentos de investigados deste mês. Próximo a ser ouvido, na quinta-feira (19/3), o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque teve a autorização do juiz Sérgio Moro, da 13; Vara Federal de Curitiba, para prestar esclarecimentos aos parlamentares em Brasília. Ele está detido em Curitiba desde a segunda-feira (16/3).

Já na sessão da próxima terça-feira (24/3), haverá uma sessão deliberativa para analisar os requerimentos. É possível que o pedido de convocação do tesoureiro João Vaccari Neto seja aprovado nesta reunião. Na quinta, dia 26 de março, será a vez dos parlamentares colherem o depoimento do executivo Julio Faerman, representante da SBM no Brasil.

Na terça-feira seguinte, no dia 31 de março, o plenário vai ouvir o ex-gerente-geral de Implementação de Empreendimentos da Petrobras, Glauco Colepicolo. O agendamento das oitivas foi possível porque já havia requerimento aprovado em sessão deliberativa. Na quinta feira da Semana Santa (2/4) não haverá sessão da comissão. Em 9 de abril, o trabalho será retomado com depoimento do novo diretor de Gás e Energia da Petrobras, Hugo Repsold.

Leia mais notícias em Política

O local do depoimento do ex-diretor Renato Duque ainda é incerto. No despacho que autorizou o depoimento, Moro não especificou onde ele deveria ser colhido. A Câmara, porém, tem um impedimento. Um Ato da Mesa Diretora proíbe que detentos sejam ouvidos na Casa. Porém, existe a possibilidade de os membros da Mesa revogarem o ato. A reunião da Mesa Diretoria está prevista para amanhã (18/3).

Caso o ato não seja revogado, Duque deve ser ouvido na superintendência da Polícia Federal na quinta-feira, às 9h30. Segundo o presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), ainda não há definição se a sessão será aberta ou fechada. Ele afirmou que a defesa do ex-diretor de Serviços ainda não se manifestou a respeito.