Politica

Dilma defende direito à liberdade de expressão em posse de ministro

A presidente aproveitou a fala para dizer novamente que os protestos de rua são da democracia e devem ser respeitados

postado em 31/03/2015 12:38
A presidente aproveitou a fala para dizer novamente que os protestos de rua são da democracia e devem ser respeitados
A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta terça-feira (31/03) que o governo "tem obrigação" de informar a população sobre a necessidade do ajuste fiscal, e defendeu a liberdade de expressão, inclusive com manifestações de rua, como parte da democracia. Dilma falou durante a posse do novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva. Ele substitui Thomas Traumann, que ficou pouco mais de um ano à frente da pasta.

Ao discursar na cerimônia, a presidente afirmou que todos têm o direito de externar as próprias opiniões ;sem consequências e sem repressão;. ;Somos contra a censura, autocensura, às pressões, aos lobbies, aos interesses não confessados que podem coibir o direito da livre manifestação e a liberdade de imprensa;, disse.

A presidente aproveitou a fala para dizer novamente que os protestos de rua são da democracia e devem ser respeitados. ;Preferimos o barulho das vozes da democracia ao silêncio oprimido das falas escondidas na ditadura. Em meu governo, a Secom sempre terá sob o princípio inarredável da sua atuação o respeito à liberdade de todos se expressarem. Seja na imprensa tradicional, na blogosfera, nas ruas (...) Em sua prática, a Secom respeitará sempre o direito de todos à informação e ao conhecimento;, afirmou. No último dia 15, Dilma foi alvo de manifestações contrárias ao governo e a corrupção por todo o país.

Dilma ainda falou sobre a necessidade de esclarecer os pontos das medidas do governo de ajuste fiscal. ;Temos obrigação de explicar ao povo que passamos por uma conjuntura que exige maior esforço nos gastos públicos e a necessidade de ajustes para que o país possa crescer o mais breve possível. Tenho certeza que o ministro (Edinho) seguirá esse linha.;

A troca no comando da Secom ocorre após o vazamento de um documento o qual diz que o governo vive "caos político" e tem uma comunicação "errada e errática". Por causa do teor do texto, que trata também do uso de robôs para promover informações positivas sobre Dilma, o ex-ministro foi convidado a prestar esclarecimentos na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

Diferentemente dos dois últimos ministros da pasta, Edinho Silva não é jornalista. Sociólogo, Edinho foi militante do PT em São Paulo e tem boa relação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é ex-deputado estadual e prefeito de Araraquara. A ida dele para a Secretaria representa a retomada do perfil político da pasta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação