Politica

Convocado para a CPI da Petrobras, João Vaccari Neto ficará calado

A estratégia petista é evitar mais desgastes à imagem da presidente Dilma, três dias antes de novas manifestações pelo país

postado em 03/04/2015 08:00
Vaccari: jogada regimental da oposição permitiu a antecipação do depoimento para o próximo dia 9

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, denunciado pelo Ministério Público Federal por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, vai ficar em silêncio durante depoimento marcado para a próxima quinta-feira na CPI da Petrobras. Num acordo com o Partido dos Trabalhadores (PT), alegará o direito constitucional de permanecer calado e deve comunicar que responderá apenas em juízo. A estratégia do PT é não oferecer munição à oposição, que fará o segundo grande ato de protesto contra a presidente da República Dilma Rousseff, no próximo dia 12, três dias após a ida do petista ao colegiado. Os oposicionistas esperam colocar o dobro de gente na rua e, assim, reforçar o apoio para o impedimento da presidente.

O PT avaliou que, às vésperas da manifestação, a fala do tesoureiro poderia ser desastrosa para os planos de recuperação de popularidade de Dilma, que começaram a ser postos em prática. Cinco dias antes do primeiro protesto contra a presidente, o depoimento bombástico do ex-gerente de Engenharia da estatal Pedro Barusco, prestado em 10 de março, aumentou ainda mais a insatisfação contra a gestão da petista. Serviu como combustível.

Considerado um dos principais operadores do esquema, Barusco era o braço direito de Renato Duque na diretoria de Serviços. Ele contou que o PT pode ter recebido até 200 milhões de dólares com o esquema durante 10 anos.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação