Politica

Presidente Dilma reforça quatro eixos do PNE para melhorar a educação

O primeiro é melhorar o federalismo cooperativo, a fim de coordenar as funções municipais, estaduais e nacionais

postado em 06/04/2015 12:42
A presidente Dilma Rousseff reforçou nesta segunda-feira (6/04) que o Brasil trabalhará em quatro eixos para garantir a melhora do ensino no Brasil. Ela falou durante a cerimônia de posse do ministro da Educação, Renato Janine, no Palácio do Planalto. As diretrizes estão presentes no Plano Nacional da Educação (PNE), sancionado no ano passado.

O primeiro é melhorar o federalismo cooperativo, a fim de coordenar as funções municipais, estaduais e nacionais. ;O primeiro eixo será um esforço ainda maior a um federalismo cooperativo. Uma vez que a União, o estado e o município dividem responsabilidade vai exigir de nós procurar qualificar essa gestão cada vez mais;, disse Dilma.

O segundo eixo apontado por Dilma foi a alteração do currículo do ensino básico, para valorizar a interpretação e o raciocínio lógico como ;ponto de partida do aprendizado;. ;Além disso, vamos construir em consulta com a sociedade uma base curricular comum;, afirmou. O terceiro eixo citado por Dilma é o da valorização e qualificação de professores e diretores, com a possibilidade de criação de uma carreira nacional para os profissionais.

Outro ponto destacado pela presidente foi o de dar melhor estrutura ao ensino do país, com a estimulação de tecnologias, técnicas e o acesso a softwares. ;Estou convencida de que será como pátria educadora que o Brasil dará um salto imprescindível para se tornar uma nação desenvolvida e justa com seu povo;, disse.

Dilma destacou ainda avanços na inclusão racial e de gênero no ensino superior e refoçou metas como a ampliação do acesso ao ensino básico. ;Permanecemos comprometidos com a meta de universalizar o acesso das crianças de 4 e 5 anos à educação até 2016, conforme assinamos no Plano Nacional de Educação;, afirmou. Ela também garantiu a continuidade da ofera de ensino em tempo integral principalmente em áreas onde há maior incidência de violência.

Por fim, a presidente comparou Janine a educadores como Paulo Freire e Darcy Ribeiro e disse que ele está pronto para lidar com o desafio de transformar o Brasil em ;pátria educadora;. Ela agradeceu ainda a Cid Gomes, por ter cancelado projetos pessoais para comandar a pasta até março.

Novo ministro
Janine tomou posse nesta segunda-feira, depois de Cid Gomes pedir demissão no dia 18 de março após uma discussão na Câmara dos Deputados. Janine é o quinto ministro pasta desde o início do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. Antes dele passaram Fernando Haddad, Aloizio Mercadante, José Henrique Paim e Cid Gomes.

O novo ministro foi professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP), onde se doutorou após defender mestrado na Universidade de Sorbonne, na França. Se dedicou à análise de temas representação política, democracia e cultura política brasileira. Ribeiro foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2004 e 2008. Ele é autor de 18 livros, entre eles ;A sociedade contra o social;, ganhador do Prêmio Jabuti de Ensaio em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação