Politica

Maioria da bancada do PTB rejeita fusão com o partido Democratas

Nota assinada por 21 deputados e três senadores do partido rejeita fusão com o DEM no momento. Partidos devem disputar juntos as eleições de 2016

postado em 08/04/2015 14:18
A maioria da bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Congresso nesta terça-feira (7/4) rejeitou a proposta de fusão do partido com o Democratas (DEM). Ao menos 23 deputados federais da legenda e três senadores participaram de uma reunião na Câmara e emitiram nota em que defendem que a discussão sobre fusão seja feita apenas depois de uma eventual reforma política, e depois das eleições de 2016. Dos presentes, apenas dois deputados não assinaram a nota.



O líder da legenda na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), disse que o mais provável é que o partidos atuem juntos nas eleições de 2016, ;para ver no que dá;, e só depois retomem as discussões sobre fusão. ;Essa proposta está colocada para as Executivas dos dois partidos. Vamos atuar juntos nas eleições de 2016, para ver no que dá, e, dependendo do resultado, avançamos na discussão. Por hora, é descabida essa fusão;, disse ele. Iniciada às 18h, a reunião só terminou depois das 23h, segundo Jovair.

Jovair disse ainda que o principal empecilho é o fato do DEM ser um partido de oposição, enquanto o PTB vêm fazendo parte da base dos governos petistas desde o primeiro mandato de Lula. ;Na prática você ia criar um monstro de duas cabeças, com uma parte oposicionista e uma parte governista. Não ia dar certo;, disse ele. ;Se você pegar o DNA do DEM, vai dar no Carlos Lacerda, da UDN. E o DNA do PTB remonta a Getúlio Vargas. Os dois iam se revirar no túmulo com a fusão;, completou Jovair. A notícia foi comemorada por parlamentares do DEM contrários à proposta, como o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Também na terça, a Executiva Nacional do DEM decidiu, por 21 votos a 4, dar seguimento às discussões para a fusão. Segundo a proposta formulada pela Executiva, a nova legenda seria liderada por Caiado, no Senado, e por Mendonça Filho (DEM-PE), na Câmara. A presidência seria oferecida à deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação