Politica

Pepe confirma ida para Secretaria de Direitos Humanos, mas depois recua

Mudança de posicionamento de Vargas ocorreu após o petista atender o telefone durante coletiva de imprensa

postado em 08/04/2015 18:23

O petista Pepe Vargas concedeu entrevista na tarde desta quarta-feira (8/4) em que inicialmente confirmou a sua ida para a Secretaria de Direitos Humanos. Mas, depois, se limitou a dizer que permaneceria no governo caso a presidente Dilma Rousseff quisesse e o convidasse e que ele não está confirmado na outra pasta. A mudança na postura de Pepe ocorreu depois de ele interromper a coletiva para atender a um telefonema. O petista era o titular da Secretaria de Relações Institucionais, cuja função de articulação política passou para o vice-presidente Michel Temer, segundo anúncio feito nesta terça-feira pelo governo. Ele soube da negociação para a sua saída do cargo pela imprensa.

Ao iniciar a coletiva, Pepe afirmou que Dilma o convidou para assumir a SDH e ele aceitou a proposta. Segundo ele, a presidente, inclusive, ;insistiu; para que ele permanecesse no governo e não voltasse para a Câmara. ;Dentro dos meus valores, eu acredito que não se deve dizer não a um pedido da presidência da República para ajudar o Brasil. Fiz isso em 2012 quando ela me pediu para assumir o MDA, fiz em dezembro do ano passado quando ela pediu para eu ir para a SRI;, disse o ministro.

Leia mais notícias em Política

Após este momento, o ministro saiu para atender a um telefonema e mudou o discurso. ;Primeiro, é importante dizer que a presidenta não confirmou essa questão da SDH. Não houve um comunicado oficial em relação à isso. O que eu digo para a presidente é que se ela quiser me aproveitar na sua equipe, eu aceito o convite de continuar contribuindo com a sua equipe. Não há nenhuma circunstância que me impede.; Questionado sobre a alteração na postura, Pepe disse que a presidente o convidou para ficar no governo e não na SRI especificamente e que ele só seria ministro da SDH após um anúncio oficial do governo.

Troca
A saída de Pepe Vargas da SRI ocorreu depois de a presidente sondar o titular da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para o cargo. O peemedebista negou o convite. Nesta terça-feira, após saber da sondagem pela imprensa, Vargas solicitou uma audiência com Dilma e ouviu da presidente que ela precisava dar a pasta ao PMDB.

Em reunião com líderes partidários, a presidente informou que a Secretaria de Relações Institucionais foi extinta. A presidente afirmou ainda que o vice Michel Temer será o novo articulador político do Governo Federal. A pasta foi criada em janeiro de 2004, como desmembramento da Casa Civil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação