Politica

Obama anuncia visita de Dilma a Washington em 30 de junho

Obama fez o anúncio durante encontro bilateral com Dilma, à margem da VII Cúpula das Américas, no Panamá

Agência France-Presse
postado em 11/04/2015 18:46
O presidente americano, Barack Obama, anunciou neste sábado que a colega brasileira, Dilma Rousseff, irá a Washington em 30 de junho, dois anos depois de ela ter cancelado uma visita após denúncias de que teria sido alvo de espionagem. Obama fez o anúncio durante encontro bilateral com Dilma, à margem da VII Cúpula das Américas, no Panamá.

[SAIBAMAIS]Esta será a primeira visita de um presidente brasileiro a Washington em 20 anos. O convite tinha sido feito pelo vice-presidente Joe Biden no mês passado, durante um telefonema, numa tentativa de recompor a relação bilateral, abalada por revelações de espionagem contra a presidente Dilma em 2013.

Estas denúncias, feitas pelo ex-analista da agência de segurança nacional (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, levaram Dilma a suspender uma visita à capital americana, prevista para outubro de 2013.

Leia mais notícias em Política

As revelações indicavam que os Estados Unidos tinham espionado as comunicações de milhões de brasileiros, bem como de empresas como a Petrobras, além da própria presidente Dilma e de vários de seus assessores.

Obama enviou Biden várias vezes ao Brasil com a missão de suavizar a tensão, e o vice-presidente americano compareceu, em janeiro, à posse de Dilma para o segundo mandato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação