Politica

Oposição quer investigar aplicação de recursos dos fundos de pensão

A oposição conseguiu as assinaturas de 186 deputados de 24 partidos em requerimento para a criação de CPI a fim de investigar indícios de aplicação incorreta dos recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar

postado em 22/04/2015 22:14
Mais um pedido de criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) foi apresentado hoje (22) à Câmara dos Deputados por líderes dos partidos de oposição ao governo. A oposição conseguiu as assinaturas de 186 deputados de 24 partidos em requerimento para a criação de CPI a fim de investigar indícios de aplicação incorreta dos recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar.

No requerimento, os deputados propõem que sejam investigadas as gestões da Fundação dos Economiários Federais ; Funcef; Fundação Petrobras de Seguridade Social ; Petros; Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil ; Previ; e do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos ; Postalis, no período de 2003 a 2015.

Na justificativa do requerimento, os líderes da oposição, que assinaram e encabeçaram o documento para a criação da CPI, Rubens Bueno (PPS-PR), Júlio Delgado (PSB-MG), Carlos Sampaio (PSDB-SP), e Mendonça Filho (DEM-PE) afirmam que ;a situação torna-se ainda mais grave diante de evidências da participação de quadrilhas na gestão do patrimônio de vários fundos de pensão. Personagens já notórios do enredo de corrupção que literalmente tomou o Brasil de assalto - como o doleiro Alberto Yousseff e um de seus principais auxiliares, o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa;.

Esse é o décimo quinto requerimento para criação de CPI apresentado à Câmara nesta legislatura. Já estão em funcionamento quatro comissões. O Regimento Interno da Casa estabelece que só podem funcionar simultaneamente cinco CPIs. Cabe ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), ouvindo a assessoria da Casa, decidir se há ou não fato determinado para a criação da comissão. O presidente obedece à ordem de apresentação dos requerimentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação