Como antecipou o Correio na edição de domingo (26/4), o retorno do vice-presidente Michel Temer ao Brasil acelerou o processo de nomeação dos cargos do segundo escalão do Governo Federal. Nesta terça-feira (28/4), pela manhã, foram confirmadas as indicações do atual secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Indicado pelo ministro da Saúde Arthur Chioro, Jarbas Barbosa deve assumir a presidência da agência.
Também para a Anvisa, foi indicado o nome de Fernando Mendes Garcia Neto, afilhado do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan, que já havia garantido o nome de Jorge Bastos para a presidência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) garante mais uma indicação em cargo importante do governo para compensar a exoneração de Vinícius Lages do Ministério do Turismo.
Dilma também nomeou Karla Santa Cruz Coelho para uma diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por fim, Dilma escolheu o senador Delcídio Amaral (PT-MS) como líder do governo no Senado. Um dos mais experientes parlamentares da bancada, Delcídio tem trânsito livre tanto com a presidente quanto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora tenha uma relação conturbada com o PT, já que presidiu a CPI dos Correios, cujo relatório embasou o julgamento da Ação Penal 470, o Mensalão, no Supremo Tribunal Federal (STF) em 2005/2006.
Jarbas barbosa