Politica

Novo indexador da dívida de estados deve ser votado hoje, diz Renan

Com a nova lei, o indexador passará a ser mais favorável aos estados e municípios

postado em 28/04/2015 12:51
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acredita que ainda nesta terça-feira (28/4) será votado o o projeto de lei que trata do novo indexador que regulamenta as dívidas dos estados. ;Está trancando a pauta [do Senado];, destacou Renan ao chegar no Congresso antes de se reunir com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Atualmente, a correção é baseada no Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) mais 6% a 9% de juros ao ano.

Com a nova lei, o indexador passará a ser mais favorável aos estados e municípios, que usarão a taxa Selic ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% de juros.
Em novembro de 2014, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei alterando o indexador das dívidas dos estados com a União, que tem por objetivo aliviar a situação fiscal dos governos estaduais e das prefeituras.



A Câmara dos Deputados aprovou o projeto em 24 de março. O texto original estabelece que a União terá prazo de até 30 dias da data da manifestação do devedor, protocolada no Ministério da Fazenda, para promover os aditivos contratuais, independentemente de regulamentação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação