Politica

Zelotes: OAB proíbe conselheiro do Carf de exercer advocacia privada

Os funcionários ofereciam "facilidades" para empresas com grandes débitos

postado em 18/05/2015 16:20

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu hoje (18/5) que advogados não podem exercer atividade privada enquanto ocuparem o cargo de conselheiros no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Por 17 votos a 10, o Conselho Plano da OAB decidiu pela total incompatibilidade das funções, de acordo com o estatuto da entidade.

A decisão da OAB foi tomada em consequência da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que investiga a manipulação dos julgamentos tributários do colegiado, ligado ao Ministério da Fazenda.

Leia mais notícias em Política


Deflagrada em março, a operação descobriu um esquema de fraude no Carf, por meio do qual uma quadrilha, segundo a PF, fazia um ;levantamento; dos grandes processos no conselho, procurava empresas com altos débitos com o Fisco e oferecia "facilidades", como a anulação de multas. As suspeitas envolvem escritórios de advocacia e empresas devedoras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação