Politica

Líder do PT espera que Senado vote ajuste fiscal como governo deseja

Quanto ao contingenciamento do Orçamento que o governo deve anunciar na próxima quinta-feira (21), Humberto Costa disse não acreditar que o aumento de impostos seja uma solução para o caso de as medidas não serem aprovadas

postado em 18/05/2015 18:39
O líder do PT no Senado, Humberto Costa, disse hoje (18) que a posição do partido na Casa ;certamente; será de votar conforme o governo deseja as medidas do ajuste fiscal já aprovadas pela Câmara dos Deputados na semana passada.

O senador participou à tarde de reunião para tratar das votações com o vice-presidente Michel Temer e os ministro da Fazenda, Joaquim Levy, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Previdência, Carlos Gabas e da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, além de líderes e representantes dos partidos aliados do governo no Senado.

[SAIBAMAIS]

Quanto à medida provisória 664, que na semana passada foi aprovada com uma emenda que modifica o fator previdenciário, ele disse que o governo ainda deve avaliar se aposta na tentativa de derrubar a emenda, com a consequência de a MP ser novamente analisada pelos deputados, ou se assume a decisão de vetar ou não esse trecho da medida.

;Acredito que o ideal é que elas não voltem à Câmara. Mas mesmo que [a presidenta Dilma Rousseff] vete, eu tenho certeza que, de imediato, ela mandará um projeto de lei para o Congresso Nacional para discutir, com calma, mudança que é necessária, mas não pode ser feita da forma como foi;, afirmou.



De acordo com o líder, tanto a 664 (que altera regras para o acesso a benefícios previdenciários) quanto a 665 (que mexe na concessão do seguro-desemprego, abono salarial e seguro para pescadores) devem passar pelo Senado, tendo esta última mais facilidade do que a primeira.

Ele disse acreditar na reversão de posições de alguns senadores petistas que já se manifestaram contra a derrubada da emenda. ;Trabalharemos pelo convencimento dos parlamentares para que se mostrem coerentes com posição política que ocupam dentro do partido;, disse o líder petista.

Quanto ao contingenciamento do Orçamento que o governo deve anunciar na próxima quinta-feira (21), Humberto Costa disse não acreditar que o aumento de impostos seja uma solução para o caso de as medidas não serem aprovadas da forma que o governo deseja, já que isso atrapalharia a retomada do crescimento.

;Acho que [o corte] tem que ser grande o suficiente para dar uma sinalização bastante clara que o governo está comprometido com o equilíbrio das contas públicas e a recuperação da credibilidade da política econômica, mas não grande a ponto de inibir os investimentos do governo. Tenho certeza que a presidente vai buscar alguma coisa num nível razoável;, disse Humberto Costa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação