postado em 19/05/2015 20:55
A presidente Dilma Rousseff recebeu com ;satisfação; a aprovação do ministro Luiz Edson Fachin no plenário do Senado na tarde desta terça-feira (19/05), segundo nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social. "A Secretaria de Comunicação Social informa que a presidenta Dilma Rousseff recebeu com satisfação a aprovação do nome do jurista Luiz Edson Fachin pelo Senado Federal. O professor e advogado paranaense é um homem de competência e conhecimento jurídico reconhecidos pelos seus pares no Brasil e no exterior. Seu nome honra o Judiciário brasileiro e o Supremo Tribunal Federal e só engrandece as instituições democráticas de nosso país;, diz a nota.
Em uma votação secreta no plenário do Senado, o jurista Luiz Edson Fachin foi aprovado por 52 votos contra 27 para ocupar a vaga deixada há nove meses pelo ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF). O governo se empenhou e mobilizou os líderes da base para evitar o que seria uma derrota histórica para a presidente Dilma Rousseff.
Mesmo assim, os parlamentares governistas esperavam uma folga maior. A expectativa é que fossem 21 votos contrários. Mas, nesta tarde, com o plenário cheio, os 27 votos contra Fachin foram atribuídos ao trabalho nos bastidores do presidente Renan Calheiros, que se empenhou para derrotar a indicação presidencial.