Jacqueline Saraiva, Eduardo Militão
postado em 21/05/2015 07:36
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (21/5) a 13; fase da Operação Lava-Jato. Os agentes apuram crimes atribuídos a dois operadores financeiros, Milton Pascowitch e Henry Hoyer. Eles atuavam como pagadores de propinas em contratos fechados por empreiteiras com a Petrobras, segundo os policiais e procuradores que atuam no caso.Operador da empreiteira Engevix e de outras empresas, Milton Pascowitch foi preso preventivamente em São Paulo. O irmão dele, Adolfo Pascowitch, foi interrogado por policiais em casa, na capital paulista e já foi liberado. Pascowitch deve chegar à tarde à Superintendência da PF em Curitiba. Na casa dele e de Adolfo, os policiais cumpriram ordens de busca e apreensão.
Pascowitch fez negócios com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do PT, para quem pagou R$ 1,4 milhão. Ele era o elo da Engevix com o partido, segundo o vice-presidente da empreiteira Gérson Almada.
Quem também teve seus endereços devassados pela PF foi Henry Hoyer, que, segundo a investigação, sucedeu o doleiro Alberto Youssef como operador do PP. A PF cumpri buscas nas casas dele no Rio de Janeiro e em Itanhandu (MG). No Rio, encontraram munição de calibre 45, de uso restrito, um revólver 38, uma winchester e uma garrucha. Como não tinha registro das armas, Hoyer foi preso por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo a apuração do Ministério Público Federal (MPF), a empresa JD Consultoria, do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, recebeu mais de R$ 1,4 milhão em pagamentos da Jamp Engenheiros Associados LTDA, que pertence a Milton Pascowitch. A suspeita dos investigadores é de que as consultorias foram usadas, ao menos em parte, para mascarar pagamentos de propinas de contratos superfaturados com a Petrobras.
[SAIBAMAIS]Gérson Almada, executivo da Engevix, disse à 13; Vara Federal de Curitiba, em 17 de março, que fez pagamentos ao operador Milton Pascowitch, que trabalhava para o estaleiro ERG, vinculado à empreiteira. Os recursos eram para atender ao PT. A PF suspeita que Pascowitch pagava propinas no esquema de corrupção da Petrobras. ;O Milton veio falar: ;Olha, Gérson, acho que você precisa manter um relacionamento com o partido, você precisa manter um relacionamento com um partido, você precisa manter um relacionamento com o cliente e eu me proponho a fazer isso;, declarou o executivo, preso desde novembro do ano passado.
Almada disse que Pascowitch indicou os serviços do ex-ministro à Engevix. O executivo atestou que Dirceu prestou serviço no exterior e era um ;brilhante open door;, ou ;abridor de portas; em ;vendas em toda a América Latina, Cuba e África;, locais onde o ex-ministro ;tinha um capital humano de relacionamento muito forte;.
Vaccari
Na última fase da operação, em 15 de abril, o tesoureiro afastado do PT, João Vaccari Neto, foi preso. Ele é investigado por suspeita de receber propina no esquema de corrupção na Petrobras. A esposa dele, Giselda Rousie de Lima, teve um mandado de condução coercitiva e foi ouvida em casa. A cunhada do tesoureiro, Marice Corrêa de Lima, também foi presa, mas ganhou a liberdade dias depois.
A Polícia Federal cumpriu quase 400 mandados judiciais nas primeiras 12 fases da Lava-Jato, entre prisões preventivas, temporárias, busca e apreensão e condução coercitiva. As investigações policiais e do MPF podem resultar ou não na abertura de ações na Justiça. Ao todo, 19 ações penais e 5 ações civis públicas foram instauradas na Justiça Federal. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância do Judiciário, aceitou denúncia contra mais de 80 pessoas.