Politica

Escolas fazem debates com estudantes sobre o combate à corrupção

Esses esforços somam-se aos dos órgãos de controle e ajudam a criar uma mentalidade de participação cidadã

postado em 25/05/2015 06:00
Alunos do CEF 01, do Gama, fazem documentários desde 2013 sobre corrupção: integração multidisciplinar ajuda a mudar a percepção da própria realidade

As consequências dos recorrentes casos de corrupção descobertos no país não se restringem a processos na Justiça, eventuais punições aos envolvidos e uma descrença generalizada da população em relação ao meio político. Também impulsionam ações que, embora simples, transformam comunidades distantes do eixo das grandes denúncias. Iniciativas que mobilizam a população na fiscalização do poder público e no combate à corrupção mostram que é possível mudar a mentalidade ; e a realidade ; a partir de pequenas ações. Além de exigir a punição de políticos envolvidos em esquemas de desvio de dinheiro, muitos grupos têm trabalhado para melhorar áreas que sofrem com a escassez de recursos públicos, como a educação e a saúde.

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama, por exemplo, produzem, desde 2013, curtas-metragens sobre corrupção. Nos dois últimos anos, foram finalizados 41 vídeos por estudantes do 9; ano do ensino fundamental. O processo começa em sala de aula, com discussões orientadas por professores de português, história, geografia e inglês ao longo do ano. ;A gente parte da concepção de que a corrupção ocorre na vida privada até chegar aos espaços públicos. É uma questão cultural no nosso país, e combater isso vai desde o jeitinho ao furar a fila do supermercado ou colar na prova do colega ao lado. Primeiro, você muda essa relação para, depois, alterar outras, por meio do voto;, explica Francisca Beleza, supervisora pedagógica da instituição.


Depois das discussões em sala de aula, os alunos participam de oficinas com cineastas, nas quais aprendem desde o roteiro à edição, incluindo produção, direção, figurino e maquiagem. Muitos dos vídeos são filmados com os celulares dos próprios estudantes, conta o professor de artes Pedro Silva, que orienta os alunos nas produções. ;Quando a gente faz o debate tentando definir os símbolos da imagem, imediatamente, eu percebo que os meninos acabam criando essa percepção um pouco mais crítica de mundo;, afirma o docente. Neste ano, a temática trabalhada é a violência, dentro do tema geral da corrupção. Em 2014, o subtema foi sustentabilidade.

Participação
Na percepção de André Marini, presidente do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), a mobilização dos brasileiros contra a corrupção tem aumentado nos últimos meses. Ele acredita que houve uma melhora na formação dos cidadãos, apesar de ainda ser nítida a falta de conhecimento. ;Sem dúvida, é um fator que dificulta a mudança de cenário, mas, neste aspecto, acredito que temos tido um bom avanço, pois a população está cada dia mais consciente dos seus direitos, o que provoca questionamentos e proposições muito interessantes, tanto para a área privada quanto para a pública;, afirma. Marini destaca ainda que a participação da sociedade é fundamental na fiscalização de desvios de recursos públicos.

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