Politica

Câmara retoma votação da reforma política analisando o voto facultativo

Líderes partidários são favoráveis à aprovação

postado em 10/06/2015 19:24
A Câmara dos Deputados retomou há pouco, em sessão extraordinária, a votação de pontos da proposta de emenda à Constituição (PEC) 182/02, que trata da reforma política, e que tinha sido suspensa na semana anterior ao feriado de Corpus Christi. A votação de hoje (10/6) começa pelo artigo que visa a transformar o voto, que hoje é obrigatório, em facultativo. Muitos líderes partidários estão encaminhando favoravelmente à aprovação do dispositivo.

Leia mais notícias em Política

Ainda estão pendentes de votação temas como duração dos mandatos, coincidência das eleições, cota para as mulheres no Legislativo, mudança na data da posse do presidente da República do dia 1; de janeiro para o 1; dia útil do mês. A Câmara já aprovou, em votações anteriores, outros pontos da reforma política como a manutenção do atual sistema eleitoral, a permissão de doação de empresas a partidos, entre outros.

Para que cada um dos temas seja aprovado são necessários no mínimo 308 votos a favor do dispositivo, uma vez que a reforma política está sendo apreciada como proposta de emenda à Constituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação