Politica

Corpo de Paes de Andrade será velado amanhã no Congresso

Diversos senadores expressaram pesar pela morte do ex-deputado e condolências à família

postado em 17/06/2015 17:21

Morreu hoje aos 88 anos o ex-deputado Paes de Andrade, de complicações decorrentes de uma cirurgia no estômago. O corpo será velado no Salão Negro do Congresso Nacional amanhã (18/6) pela manhã.

Na condição de presidente da Câmara dos Deputados entre 1989 e 1991, o cearense assumiu a Presidência da República diversas vezes. Foi deputado entre 1963 e 1999 e também embaixador do Brasil em Portugal.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota de pesar pela morte do ex-deputado. Na nota, Renan diz que Paes de Andrade foi um dos melhores quadros de seu partido, o PMDB.

;Antônio Paes de Andrade dedicou a maior parte de seus 88 anos de vida à melhor maneira de fazer política. Prova disso foi a confiança que os cearenses demonstraram em sua figura nas urnas, elegendo Paes de Andrade inúmeras vezes desde 1963;, diz o texto.

Leia mais notícias em Política


Diversos senadores expressaram pesar pela morte do ex-deputado e condolências à família na sessão de hoje do Senado. O senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) lembrou que conversava quase diariamente com Paes de Andrade quando era presidente da República e ele presidente da Câmara.

;A Paes de Andrade devo muito, como pessoa, como então Presidente da República, porque ele, em sua sabedoria, na sua forma de ser, coincidia perfeitamente com os interesses que todos tínhamos à época, e nos animávamos, com o início do processo democrático, com a eleição do primeiro Presidente da República eleito pelo voto direto, depois do período militar;, declarou.

Cearense como o homenageado, o senador Tasso Jereissati disse que Paes de Andrade foi uma das maiores lideranças políticas do Ceará. ;Soube em todos os momentos honrar a vida pública e o povo cearense, seja na oposição, seja no velho PSD, seja no MDB, sendo talvez uma das duas ou três figuras mais importantes da resistência democrática à ditadura militar;, disse.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) ressaltou a firmeza democrática do ex-deputado e sua luta contra a ditadura militar. ;Eu tinha, por Paes de Andrade, um enorme apreço. Um apreço com base em suas virtudes: um homem culto, de grande cultura jurídica, de grande cultura histórica. Paes de Andrade integrava a ala dos emedebistas mais intransigentes na luta pela democracia;, afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação