Politica

"Consultor" entra com habeas corpus para evitar prisão de Lula na Lava-Jato

Recurso foi aberto sem autorização do petista; Maurício Thomaz diz que qualquer um pode entrar com o recurso e afirma que quer impedir que o ex-presidente tenha o mesmo destino de empreiteiros da Odebrecht

Eduardo Militão
postado em 25/06/2015 16:33
Curitiba - O suposto ;consultor jurídico; Maurício Ramos Thomaz, 50 anos, ingressou com um habeas corpus preventivo no Tribunal Regional Federal da 4; Região (TRF-4) para evitar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja preso por ordem do juiz da 13; Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. O recurso foi aberto sem autorização e conhecimento do petista.

Ele baseia o recurso em notícias de sites sobre o risco de prisão do petista e no histórico considerado ruim do Judiciário paranaense. ;Quase fui preso em Maringá;, contou ao Correio nesta quinta-feira (25/6). Mas Lula não é investigado na Lava-Jato. ;A fim de afastar polêmicas desnecessárias, informa-se, por oportuno, que não existe, perante este Juízo, qualquer investigação em curso relativamente a condutas do Exmo. ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva;, diz nota divulgada pela 13; Vara na tarde de hoje.

Thomaz disse ao jornal nesta quinta-feira (25/6) que nunca fez faculdade e atua ;na área criminal e cível;. Para ele, Sérgio Moro é ;um caipira de Londrina (sic);. O magistrado, contudo, nasceu em Maringá.

Ele votou em Dilma Rousseff no primeiro e no segundo turno. Escolhe sempre candidatos a deputado federal do PSOL. Diz que Lula não sabe que ele fez o habeas corpus preventivo. Em 1982, apertou a mão do ex-presidente. O ;consultor; não estudou direito e ou qualquer curso superior. Tem só ensino médio. Nasceu no interior do Paraná, mas diz que ;odeia; o estado e Curitiba. Hoje, vive em Campinas (SP) - ;a civilização;, segundo Thomaz. Hoje, o ;consultor; acordou às 11h30 com o telefonema da reportagem. Disse que tem horários variados.

Busca de fama
O TRF-4 negou o pedido de habeas corpus preventivo feito por Thomaz a favor de Lula. O "consultor" já fez outros recursos que lhe deram notoriedade, como o habeas corpus para o jornalista Diogo Mainardi e para o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. No mensalão, fez HCs para réus como Marcos Valério, Roberto Jefferson e Kátia Rabello.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação