Jornal Correio Braziliense

Politica

Lula diz que PT está sendo massacrado na Operação Lava-Jato

Para o ex-presidente, representantes do partido estão presos em uma tentativa de coerção para que participem da delação premiada

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedirá, nesta segunda-feira (29/6) à banca dos deputados e senadores que sejam mais enfáticos na defesa do partido, que na visão dele está sendo "massacrado" pelas investigações da Operação Lava-Jato.

Lula vai cobrar de deputados e senadores que subam às tribunas das respectivas casas para criticar as ;arbitrariedades; feitas pelo juiz Sérgio Moro, que, segundo os petistas, tem mantido empresários e representantes do PT, como o ex tesoureiro João Vaccari Neto, presos para forçá-los à delação premiada.

Leia mais notícias em Política

O encontro, desta vez presencial, é um desdobramento das críticas feitas por Lula na semana passada, quando afirmou que o partido precisa de uma nova utopia e que no momento está preocupado apenas com cargos. Um dos principais alvos dos petistas é o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que na visão dos correligionários tem assistido calado aos excessos praticados pela Polícia Federal.

Uma das respostas a Lula foi dada pela direção do partido ao convocar Cardozo para dar explicações à direção nacional sobre a Operação Lava-Jato. Antes do encontro com deputados e senadores, previsto para 19h30, Lula encontrou-se em Brasília com o marqueteiro João Santana. O petista está preocupado com a popularidade e com os arranhões à imagem do partido por causa das investigações de corrupção na Petrobras.