Politica

Dilma considera reajuste de até 78% para Judiciário "insustentável"

A presidente lembrou que os valores aprovados pelo plenário do Senado comprometeriam o ajuste fiscal

postado em 01/07/2015 20:30
A presidente lembrou que os valores aprovados pelo plenário do Senado comprometeriam o ajuste fiscal

A presidente Dilma Rousseff classificou o reajuste de até 78% a servidores do Judiciário como "insustentável". Ela fez a declaração após visitar a sede da empresa norte-americana Google, no Vale do Silício, no último dia da visita oficial aos Estados Unidos.

"É insustentável, um país como o nosso, em qualquer circunstância, dar níveis de aumento tão elevados", declarou a presidente, que ressaltou que os valores comprometeriam o ajuste fiscal.

O reajuste escalonado foi aprovado nesta terça-feira (30/6), em votação no Senado. O pagamento deverá ser feito em seis parcelas, entre julho deste ano e dezembro de 2017. "Congresso, como a democracia, é assim: tem dia que você ganha, tem dia que você perde", disse a presidente sobre a decisão, lembrando que no mesmo dia a redução da maioridade penal não foi aprovada na Câmara.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que também está nos Estados Unidos, já adiantou que o governo vai vetar o projeto. Para ele, a decisão irá provocar um efeito cascata nos servidores de estados e municípios e uma corrida pela isonomia no Executivo.

Carro sem motorista
Durante a visita, a presidente teve a oportunidade de andar no carro autônomo da Google. Ela e a filha Paula testaram um veículo do modelo Lexus sem motorista, e ficaram impressionadas com a tecnologia: "Acabei de descer do futuro", disse ela ao descer do carro após uma volta de 20 minutos, "É um nível de desenvolvimento que eu não imaginei que houvesse."

A presidente lembrou que os valores aprovados pelo plenário do Senado comprometeriam o ajuste fiscal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação