Politica

Cunha diz que regulamentação da reforma política "reduz custo" de campanhas

Ele elogiou ainda os dispositivos no projeto de Rodrigo Maia que vedam doações eleitorais de empresas que realizem obras para o poder público é um dos "pontos fortes" da redação. "

Agência Estado
postado em 09/07/2015 18:22

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou nesta quinta-feira (9/7) que "o grande mérito" do projeto de regulamentação da reforma política é "a redução do custo" para as campanhas.

"Você organizou o limite de contribuição empresarial. Então você diminui o tempo de campanha. Consequentemente diminui um pouco o tempo de televisão - reordenou o tempo de televisão - então (a proposta) é meritória", avaliou o deputado, após votação do texto principal do projeto relatado pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma política já foi aprovada pela Câmara, mas ainda faltam ser analisadas as emendas do segundo turno de votação, que podem promover alterações no texto.

Leia mais notícias em Política


Questionado se o limite de gastos colocado pelo relator para candidatos a deputado federal, de 65% da campanha mais cara do pleito anterior, não era alto demais, Cunha disse que não há qualquer teto na legislação atual. "Do infinito a 65% do que gastou é uma grande evolução", defendeu.

Ele elogiou ainda os dispositivos no projeto de Rodrigo Maia que vedam doações eleitorais de empresas que realizem obras para o poder público é um dos "pontos fortes" da redação. "Quando tentam criminalizar doação eleitoral, é uma coisa muito perigosa. Para evitar qualquer dúbia, daquele que porventura tem contrato com a administração pública, é melhor mesmo que se retire. Eu acho que dá uma melhor transparência ao processo", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação