Em um ato de aproximação à base aliada, a presidente Dilma Rousseff participou de almoço na casa do líder do PSD na Câmara, deputado Rogério Rosso (DF), em Brasília, nesta terça-feira (18/08), para comemorar o aniversário do ministro das Cidades Gilberto Kassab (PSD-SP). Dilma chegou por volta de 12h40 e saiu às 14h30. Com ela, estava o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS), e o vice-presidente Michel Temer chegaram poucos minutos depois.
Presidente nacional do PSD, Kassab fez 55 anos no último dia 12. Cerca de 70 pessoas participaram do almoço, sendo a maior parte do próprio partido. Dilma foi convidada na última sexta-feira, assim como os outros ministros que compareceram ao almoço, inclusive o ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif. Segundo o anfitrião, Dilma estava bem-humorada. "Ela estava serena, disposta, altiva, muito tranquila e focada no trabalho", disse Rosso.
A presidente evitou falar sobre política, mas afirmou aos presentes que está trabalhando dia e noite para tirar o Brasil da crise econômica e controlar a inflação. De dieta desde o fim do ano passado, a presidente comeu muita salada e um filé ao molho madeira que foram oferecidos no almoço. Recusou, porém, a sobremesa, composta por açaí, morango com doce de leite e frutas, sob a justificativa de não sair do regime.
Bastante simpática, Dilma conversou com os quatro filhos de Rosso -- que tem 8, 10, 12 e 14 anos -- e tirou foto com a cadela de um deles. Cumprimentou também todos os integrantes da bancada do PSD e estava no local quando Kassab foi presenteado com uma bicicleta. Esta foi a primeira vez que Dilma almoçou na casa de Rosso.
Dilma tem intensificado a cada dia os gestos de aproximação com a base aliada. Nesta segunda-feira, a petista reuniu-se com vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados, durante jantar no Palácio da Alvorada. Também foi a primeira vez que ela se encontrou com os vice-líderes. Na segunda pela manhã, a petista já havia participado da reunião de coordenação política, que conta com ministros e líderes do governo no Congresso Nacional.