Politica

PF pede continuidade de investigações contra Antonio Anastasia

Rodrigo Janot, pediu ao STF o arquivamento da investigação por falta de provas

Agência Estado
postado em 03/09/2015 11:57
A Polícia Federal (PF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a continuidade das investigações envolvendo o ex-governador e senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) com base em provas colhidas no inquérito aberto pela Corte.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF o arquivamento da investigação por falta de provas, mas segundo investigadores da PF, ele tomou essa decisão sem aguardar a conclusão das diligências pela PF que haviam sido determinadas pelo ministro Teori Zavascki.

[SAIBAMAIS]Na conclusão do inquérito, a PF informa que encontrou novos elementos que podem comprovar as informações do doleiro Alberto Youssef, que disse, em delação premiada, ter entregue dinheiro a uma pessoa que se parecia com Anastasia numa casa em Belo Horizonte. Ao pedir o arquivamento sem aguardar a conclusão do inquérito, Janot não tinha essa informação para tomar sua decisão.

As denúncias contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e Fernando Collor (PTB-AL) também foram apresentadas antes mesmo da conclusão das diligências pela PF. A PGR afirma que esse é um procedimento usual, mas não apresentou dados para demonstrar quantas vezes na gestão Janot denunciou antes da conclusão das investigações pela PF solicitados pelo Estado há semanas.

O material enviado pela PF ao STF tem origem em uma denúncia feita por uma "cidadã comum" ao gabinete pessoal da Presidência da República, em janeiro passado. Na denúncia, a autora descreve uma residência na qual um dos mensageiros do doleiro Alberto Youssef teria efetuado pagamento em dinheiro a um político que a PF investiga se é Anastasia.



No relatório da PF são citados dois endereços para a suposta casa onde o dinheiro teria sido entregue ao senador. Ambos no bairro de Belvedere, na zona sul de Belo Horizonte.

;Casuísmo;

Para Maurício Campos, advogado de Anastasia, é "absurdo casuísmo" a juntada de diligências que "sequer constavam do relatório parcial do delegado do caso" em junho. O advogado classifica como "estranho" o fato de a denúncia ser "tão antiga" quanto a instauração do inquérito, do início do ano.

"As tentativas de vinculação de endereços e residências no bairro Belvedere com o senador Anastasia são especulações sem nenhum compromisso com a verdade, que tentam dar sobrevida a um procedimento que jamais deveria ter sido instaurado contra ele", disse Campos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação