Politica

'Nas obras que ganhamos sempre houve propina', diz Ricardo Pessoa

O delator esclareceu detalhes do cartel formado por empreiteiras

Agência Estado
postado em 03/09/2015 17:07
O empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, declarou na audiência em que são réus o presidente e executivos da Odebrecht que havia um ;pacto de não agressão; entre as empreiteiras que formaram cartel na Petrobras. Ele citou, uma a uma, as obras em refinarias que a UTC Engenharia, da qual é o presidente, ganhou na estatal - segundo Pessoa, 70% dos negócios da UTC estão na Petrobras.

"Nas obras que ganhamos sempre houve propina", afirmou ao juiz federal Sérgio Moro.

O juiz da Lava-Jato perguntou se havia dificuldades com os contratos se não houvesse pagamento de propinas.

"Na verdade isso era automático, passou a ser um fato levando a outro. Não se discutia mais se tinha que pagar ou não. Discutia-se quanto ia pagar", respondeu o empreiteiro.

Leia mais notícias em Política


"Alguma vez o senhor se recusou a pagar?", indagou o juiz. "Não me recordo de ter recusado nenhum, talvez diminuído, redução (do valor)", respondeu Pessoa.

Ele apontou, por exemplo, o contrato da Repar (Refinaria Getúlio Vargas do Paraná). "Um caso mais claro é o da Repar. Ficamos encarregados de pagar a Diretoria de Abastecimento e a Odebrecht ficou encarregada de resolver o problema da Diretoria de Serviços. Como um depois não falava com o outro eu não tenho como afirmar se alguém pagou. Nós pagamos o que nós combinamos de pagar. Foi tratado entre a UTC e a Odebrecht e a OAS também."

Ao falar de propinas no âmbito do Consórcio TUC no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o empreiteiro foi taxativo. "É uma história um pouco mais longa, mas também houve pagamento de propina. Nesse caso ficamos encarregados de pagar a Diretoria de Serviços (comandada por Renato Duque, elo do PT na Petrobras), o sr. João Vaccari e ao (Pedro) Barusco. Fizemos esses pagamentos, consta do meu termo de colaboração. (Nesse caso) não ficamos com a Diretoria de Abastecimento, não ficou a nosso cargo, ficou a cargo do Márcio (Faria, executivo da Odebrecht) resolver o que fazer."

O juiz Sérgio Moro indagou do empreiteiro. "Essa negociação de pagamento de propinas era pactuada entre todos os participantes?"

"Sim, mesmo porque o custo era do consórcio", respondeu Ricardo Pessoa.

O juiz da Lava-Jato quis saber com quem da Odebrecht o empreiteiro tratou sobre propinas. "Tratou com algum executivo da Odebrecht nesse contrato (Consórcio TUC no Comperj)?"

"Com Márcio Faria."

"Com nenhum outro?", insistiu o juiz.

"Não."

"Minhas tratativas eram com Márcio Faria", declarou o empreiteiro delator.

"Márcio Faria tinha autonomia ou se reportava a algum superior?", questionou o juiz da Lava Jato.

"Sempre teve autonomia", respondeu Ricardo Pessoa.

O juiz quis saber se alguma vez Márcio Faria mencionou necessidade de tratar da propina com algum superior. "Não", disse o empreiteiro.

O juiz perguntou se ele conhece o presidente da Odebrecht. "Conheço, estive com ele duas vezes, não tratei com ele esses assuntos, absolutamente."

Desde o início das investigações, a Odebrecht tem reiterado taxativamente que não participou do esquema de propinas na Petrobras. Agora, a empreiteira tem alegado que só se manifesta nos autos do processo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação