Politica

Lideranças do Senado reúnem-se com Dilma e assinam manifesto

O texto lamenta que "forças políticas radicais" se dediquem a contestar e questionar o governo, utilizando-se "dos mais diversos subterfúgios políticos e jurídicos"

Agência Estado
postado em 15/09/2015 17:49
As dez lideranças do Senado que se reuniram na tarde desta terça (15/9) com a presidente Dilma Rousseff e com quatro ministros assinaram o manifesto em defesa do governo federal lançado hoje por integrantes da base aliada. O encontro dos senadores com a presidente terminou há pouco no Palácio do Planalto.

O manifesto foi aprovado na manhã desta terça (16/9) por lideranças de PT, PMDB, PCdoB, PP, PSD e PROS que participaram de um café da manhã no restaurante VIP da Câmara dos Deputados. Além de parlamentares, estavam presentes o presidente petista, Rui Falcão, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), o vice-presidente do PMDB, Valdir Raupp, e a presidente do PCdoB, Luciana Santos. Eles também assinaram o texto, que foi entregue à Dilma no Palácio do Planalto, no início da reunião dos deputados da base aliada com a presidente.

Leia mais notícias em Política

O manifesto indica que o cumprimento do mandato da presidente é sinal de respeito ao voto popular. O texto lamenta que "forças políticas radicais" se dediquem diuturnamente a contestar e questionar o governo, utilizando-se "dos mais diversos subterfúgios políticos e jurídicos". O documento ressalta que esse processo se constitui em uma "clara e nova forma de golpismo". Além disso, afirma que o principal entrave ao reequilíbrio das contas públicas é o clima político deteriorado.

Os encontros da presidente hoje com a base aliada pretendem obter apoio do Congresso para a aprovação das medidas de ajuste fiscal apresentadas nesta segunda-feira, 14, que incluem o aumento de impostos e a recriação da CPMF. As lideranças do Senado que se reuniram com Dilma nesta tarde, de acordo com a assessoria do Palácio do Planalto, são o senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso Nacional; o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do governo no Senado; o senador Humberto Costa (PE), líder do PT; o senador Eunício Oliveira (CE), líder do PMDB; a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional; o senador Marcelo Crivella (RJ), líder do PRB; o senador Acyr Gurgacz (RO), líder do PDT; o senador Benedito de Lira (AL), líder do PP; Vanessa Grazziotin (AM), líder do PCdoB; Wellington Fagundes (MT), vice-líder do PR.

Também participaram da reunião os titulares da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa; e das Comunicações, Ricardo Berzoini - os mesmos quatro que acompanharam a presidente no encontro desta manhã com deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação