Politica

Dilma volta com tarefa de definir as mudanças administrativas na Esplanada

Principal problema é relação entre PT e PMDB

Paulo de Tarso Lyra
postado em 29/09/2015 08:17
Principal problema é relação entre PT e PMDB
A presidente Dilma Rousseff retoma hoje as conversas na tentativa de concluir a mudança na equipe ministerial dentro do prazo inicialmente previsto por ela própria: o fim do mês de setembro. Depois de quatro dias em Nova York, Dilma precisa fechar a equação com PMDB e PT para salvar a reforma administrativa que ficará muito aquém da imaginada para reduzir os gastos e que obrigou a petista a entregar ao PMDB o Ministério da Saúde.

[SAIBAMAIS]Esta, inclusive, parece ser a única certeza nas mudanças desenhadas até o momento, com a ida do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) para substituir o petista Arthur Chioro. Chioro, que desde a semana passada tem feito reuniões internas para despedir-se dos subordinados, deu entrevista ontem afirmando que, com os cortes orçamentários previstos para 2016, os recursos para financiar ações de média e alta complexidade do ministério só chegam até setembro, deixando três meses a descoberto.



Ciente da fragilidade da presidente Dilma e da explícita dependência do apoio do PMDB para se manter no cargo, os peemedebistas expõem suas faturas. Apoiado pelas bancadas de ambas as Casas do Congresso, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, praticamente assegurou a permanência no cargo. Os caciques da legenda também impuseram outras condições ao Planalto.

Eles fizeram, por exemplo, com que a presidente desistisse de fundir as secretarias nacionais de Aviação Civil e Portos em uma única pasta de infraestrutura, para que todos os apadrinhados fossem contemplados. Nas hostes peemedebistas, a expectativa é de que os deputados, além de Manoel Junior, emplaquem Celso Pansera (PMDB-RJ) na Secretaria Nacional de Aviação Civil.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação